>LIVRO
Título: Sentimento do mundo
Idioma: Português
Páginas: 34
Autor(a): Carlos Drummond de Andrade
Formato: PDF
Escolha um servidor:
Mega Uploading MediaFire Uploaded
>LIVRO
Título: Sentimento do mundo
Idioma: Português
Páginas: 34
Autor(a): Carlos Drummond de Andrade
Formato: PDF
Escolha um servidor:
Mega Uploading MediaFire Uploaded
O que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e paradoxalmente a ligação telúrica, afetiva, que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e um futuro. Apesar desse sentimento de transbordante solidariedade e compaixão com que a narrativa acompanha a miúda saga do vaqueiro Fabiano e sua gente, o autor contou: "Procurei auscultar a alma do ser rude e quase primitivo que mora na zona mais recuada do sertão... os meus personagens são quase selvagens... pesquisa que os escritores regionalistas não fazem e nem mesmo podem fazer ...porque comumente não são familiares com o ambiente que descrevem...Fiz o livrinho sem paisagens, sem diálogos. E sem amor. A minha gente, quase muda, vive numa casa velha de fazenda. As pessoas adultas, preocupadas com o estômago, não tem tempo de abraçar-se. Até a cachorra [Baleia] é uma criatura decente, porque na vizinhança não existem galãs caninos". VIDAS SECAS é o livro em que Graciliano, visto como antipoético e anti-sonhador por excelência, consegue atingir, com o rigor do texto que tanto prezava, um estado maior de poesia.
Segredos antigos, desencontros amorosos e renúncias estão presentes neste destacado romance regionalista, de 1872, em que Alencar documenta o cotidiano numa fazenda paulista do século XIX. Til é o apelido de Berta, a heroína capaz de imensos sacrifícios por um ideal.
Almeida Garret foi o iniciador do movimento romântico em Portugal, que renovou a poesia, o teatro e a ficção sobre bases nacionais. Garret, além de romancista, escreveu várias peças de teatro, entre as quais Frei Luís de Souza Em Viagens na Minha Terra, (1846), que apareceu primeiramente na revista Universal Lisboense Almeida Garret atinge surpreendente profundidade psicológica para sua época. No início do livro, Garret declara: "De como o autor deste erudito livro se resolveu a viajar na sua terra, depois de ter viajado no seu quarto; e como resolveu imortalizar-se escrevendo estas suas viagens".